terça-feira, 19 de setembro de 2017

Essa é pra mim e para todos os meus colegas do Bahamas!

Estas são as 6 frases que você precisa parar de falar no trabalho

Utilizar as frases erradas no trabalho pode te fazer parecer menos competente ou confiante. Descubra o que eliminar do seu vocabulário profissional.
Pense na última apresentação que você testemunhou. Quantas vezes o orador disse “hum”, “aí”, “né” e “ah”? Se isso aconteceu com certa frequência, é provável que a repetição possa ter afetado a sua capacidade em reter as informações que estavam sendo transmitidas.
Parece ser duro ouvir isso, mas é a mais pura verdade. Palavras têm o poder de ajudar ou dificultar o desempenho e a percepção, principalmente quando estamos falando sobre o ambiente de trabalho.
A seguir estão seis frases comumente utilizadas na vida profissional e que precisam ser eliminadas hoje mesmo do seu vocabulário para que você soa como uma pessoa mais confiante e competente.

1. Me diga se eu puder…

Finalizar um email, uma reunião ou uma conversa com uma frase como essa pode até te parecer uma boa ideia, já que soa educado e respeitoso. E é, só não é útil, pois não descreve os próximos passos ou identifica os itens de ação. E o pior de tudo é que ainda coloca a responsabilidade sobre os ombros de outra pessoa para ter o trabalho de tomar decisões para evitar a estagnação em um projeto ou determinada solução.
Ao invés de dizer ao seu chefe: “me diga se eu puder ajudar com a proposta de orçamento”, diga: “liguei hoje para a Maria para acompanhar o projeto de proposta para que possamos cumprir o prazo do orçamento”.
Portanto, comece essa mudança com os tópicos evidentes na sua agenda: alguma reunião precisa ser agendada? Você precisa fazer alguma ligação? Qual o prazo necessário? Existem notas ou recursos a serem localizados? Concentre-se em descobrir o que você pode fazer para fornecer o seu valor a curto prazo, e então comece a articular exatamente com o maior número de prazos e detalhes que puder.

2. Eu acho que…

Essa frase é comumente usada para enquadrar uma ideia ou ponto de vista quando nos sentimos inseguros, como uma forma de autoproteção à críticas antecipadas. Parar de dizer que você “acha” alguma coisa te permitirá ser levado mais a sério e conseguir o que quer.
Imagine só dizer para o seu chefe: “eu acho que deveria receber um aumento”. Ela ou ele provavelmente te perguntaria as razões pelas quais você merece esse aumento; o que você realizou até agora para validar esse upgrade; que porcentagem te parece razoável; dentre outros fatores.
Portanto, uma melhor abordagem seria: “eu gostaria de ser considerado para receber um aumento este ano, devido a x, y e z”. Chega de rodeios! Diga o que você realmente quer dizer.

3. Eu só queria…

Olhe para a sua caixa de email e exclua todas as vezes que você usou a palavra “só” como qualificador para o que você está dizendo ou fazendo. Você pode até achar que esse é um tom respeitoso, como se estivesse se submetendo a alguém mais inteligente ou melhor do que você. Esse até pode ser o caso, mas também pode te colocar numa posição constante de subordinação.
Observe a diferente: “Eu só precisava da sua opinião…” vs. “Eu precisava da sua opinião…” Qual das suas é mais clara e confiante? Como certeza a segunda. Removendo o “só” ou um “apenas” das suas frases fortalece sua mensagem, bem como te permite sentir-se mais confiante.

4. Não sei se isso vai funcionar, mas…

Imagine-se sentado em meio a uma reunião de brainstorm, e a ideia perfeita te ocorre. Você espera um espaço na conversa para começar a falar, abre a boca e começa a observar uma série de falhas na sua proposta antes mesmo de compartilha-la. E é aí que começa a hesitar logo na introdução, com frases como:
  • Pode não ser uma boa ideia, mas…
  • Eu não sou um expert nisso, mas…
  • Não sei se isso vai funcionar, mas…
Apenas não faça isso! Na maioria das vezes, essa é uma tentativa de demonstrar humildade ou diminuir as expectativas do seu ouvinte. Agora, se nem você acredita no que está dizendo, por que os seus colegas deveriam fazê-lo? Mantenha a sua credibilidade intacta, simplesmente afirmando o seu ponto de vista e deixando com que as pessoas reajam – seja para melhor ou para pior.

5. Isso fez sentido?

Eis um ótimo conselho: pratique esperar e ficar quieto depois de entregar algum projeto ou fazer alguma recomendação.
Na maioria das vezes, depois de apresentar uma ideia ou projeto no trabalho, ouve-se o barulho de grilos e expressões de pânicos – as pessoas estão confusas? Eu perdi alguma coisa? Eles odiaram o que eu disse? E então, na pressa de preencher esse espaço com mais conversas ou perguntas como: “isso fez sentido”, claramente uma péssima opção para quebrar o silêncio.
Claro, é importante convidar os envolvidos a fazerem comentários e então verificar a clareza do que foi exposto, mas se alguém tiver alguma opinião ou se sentir confuso sobre o assunto, é provável que ela fique calada depois da sua interrupção. Não sugira de forma preventiva que você não está sendo coerente.

6. Como eu faço…

Três palavras: jogue no Google. Pode parecer amador, mas sempre faça uma breve pesquisa sobre qualquer coisa que pretenda perguntar ao seu chefe. Isso não somente poupa o tempo de ambos, mas também te faz parecer mais esperto por ter conseguido reunir algumas respostas por conta própria.
Fonte: https://hintigo.com.br/frases-para-parar-de-falar-no-trabalho/?utm_source=email&utm_medium=newsletter&utm_content=nl&adc_email_list=331

Nenhum comentário:

Postar um comentário