BR-163
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A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil. Possui 3470 km de extensão e liga atualmente Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará. É uma das principais rodovias do interior do Brasil juntamente com a BR-158 e BR-364.
É uma rodovia que integra o Sul ao Centro-Oeste e Norte do Brasil. Possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste do Brasil. Em 20 de março de 2014, dois trechos da rodovia foram entregues a iniciativa privada por meio de concessões de 30 anos, como parte da terceira etapa do Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal, lançado em 2012. São eles o trecho que atravessa o estado do Mato Grosso e o trecho que atravessa o estado do Mato Grosso do Sul. Desde 2009 a BR-163 conta com o policiamento de mais 340 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a qual já conta com bases espalhadas pela rodovia, além das que estão em fase de construção para receber os novos policiais. Estima-se que até 80% da estrada está re-pavimentada.[1]
Grande parte da rodovia não é pavimentada no Estado do Pará, sendo a maior parte pavimentada na área urbana da cidade de Santarém até a cidade de Rurópolis. As obras de pavimentação ainda estão em andamento na rodovia no ano de 2018.
Liga os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. De Tenente Portela-RS até Cascavel-PR
possui pista simples, com largura de 6,6m e acostamento reduzido. Esse
trecho está em fase de alargamento. A partir de Cascavel em direção
norte, a rodovia dá acesso também para Ponta Porã, Porto Murtinho (acessos para o Paraguai) e Corumbá (acesso para a Bolívia).
A Cuiabá-Santarém (com 1780 km total) liga a capital do Mato Grosso,
Cuiabá, a Santarém, no Pará. Essa rodovia compreende os seguintes
trechos:
É uma rodovia que integra o Sul ao Centro-Oeste e Norte do Brasil. Possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste do Brasil. Em 20 de março de 2014, dois trechos da rodovia foram entregues a iniciativa privada por meio de concessões de 30 anos, como parte da terceira etapa do Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal, lançado em 2012. São eles o trecho que atravessa o estado do Mato Grosso e o trecho que atravessa o estado do Mato Grosso do Sul. Desde 2009 a BR-163 conta com o policiamento de mais 340 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a qual já conta com bases espalhadas pela rodovia, além das que estão em fase de construção para receber os novos policiais. Estima-se que até 80% da estrada está re-pavimentada.[1]
Grande parte da rodovia não é pavimentada no Estado do Pará, sendo a maior parte pavimentada na área urbana da cidade de Santarém até a cidade de Rurópolis. As obras de pavimentação ainda estão em andamento na rodovia no ano de 2018.
Índice
Trajeto
BR-163
BR-163 entre Cuiabá e Santa Catarina (trecho São Miguel do Oeste SC - Tenente Portela RS está sob concessão estadual)
Cidade de Dourados, importante entroncamento da BR-163
Cidade de Cascavel (Paraná), outro importante entroncamento da BR-163
Trecho da BR-163 que coincide com os das BR-070 e BR-364, perto de Cuiabá, no Mato Grosso.
No Pará
No estado do Pará a rodovia atravessa uma das regiões mais ricas do país em recursos naturais e potencial econômico, sendo marcada pela presença de importantes biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Cerrado e as áreas de transição entre eles, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, do Xingu e Teles Pires-Tapajós. No lado norte do Rio Amazonas, também existem os trechos entre Alenquer e a localidade de Onças, em Oriximiná, além do trecho entre a Cachoeira Porteira, no Rio Trombetas, e o final da rodovia, logo após o entroncamento com a BR-210, também em Oriximiná. Este último trecho possui um total de 233 km e está entre os trechos rodoviários mais isolados do Brasil, e um local com um dos maiores índices pluviométricos.- Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós-PA (próximo à fronteira com o Suriname) - Ponto extremo norte
- Entroncamento com a BR-210
- Distrito de Cachoeira Porteira (Oriximiná)
- Oriximiná
- Óbidos - até o km 30 (10 km contíguos com a PA-254)
- Curuá
- Santarém
- Belterra
- Rurópolis
- Itaituba (Distrito de Moraes de Almeida)
- Novo Progresso
- Altamira (Distrito de Castelo dos Sonhos)
Em Mato Grosso
Em 20 de março de 2014, a Concessionária Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, assumiu a concessão da BR-163 no trecho Mato Grosso. Ao longo dos 30 anos de concessão, é de responsabilidade da Rota do Oeste a duplicação dos 453,6 km de pistas simples – os outros 400 km são de responsabilidade do DNIT - devendo ser construídos novos trevos, pontes, viadutos e entroncamentos [2]. A rodovia é a principal rota de escoamento da safra de grãos do Estado, que é o principal produtor nacional.- Guarantã do Norte
- Acesso a Novo Mundo e Alta Floresta pela MT-419
- Matupá
- Peixoto de Azevedo
- Terra Nova do Norte
- Acesso a Nova Guarita e Alta Floresta pela MT-208
- Nova Santa Helena
- Acesso a Colíder e Alta Floresta pela MT-320
- Itaúba
- Acesso a Porto dos Gaúchos pela MT-220
- Sinop
- Acesso a Santa Carmem pela MT-422
- Acesso a Vera pela MT-225
- Sorriso
- Acesso a Nova Ubiratã pela MT-242
- Lucas do Rio Verde
- Nova Mutum
- Acesso a Santa Rita do Trivelato pela MT-235
- Acesso a Diamantino pela MT-010
- Nobres
- Rosário Oeste
- Acesso a Barra do Bugres pela MT-246
- Jangada
- Acesso a Acorizal
- Várzea Grande
- Acesso a Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Poconé pela BR-070
- Cuiabá
- Intersecção com a BR-364 e BR-070
- Acesso a Chapada dos Guimarães
- Jaciara
- Acesso a Dom Aquino e Campo Verde
- São Pedro da Cipa
- Juscimeira
- Rondonópolis
Mato Grosso do Sul
- Ver artigo Rodovias de Mato Grosso do Sul
- Sonora
- Acesso a Pedro Gomes pela MS-215 e MS-418
- Coxim
- Rio Verde
- Acesso a Aquidauana pela MS-427
- São Gabriel do Oeste
- Bandeirantes
- Jaraguari
- Campo Grande
- Interceção com a BR-262 e BR-060
- Acesso a Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá pela BR-262
- Acesso a Sidrolândia pela BR-060
- Nova Alvorada do Sul
- Rio Brilhante
- Dourados
- Intersecção com a BR-463
- Acesso a Fátima do Sul pela MS-376
- Acesso a Itaporã pela MS-156
- Acesso a Bela Vista pela MS-270
- Acesso a Ponta Porã pela BR-463
- Acesso a Laguna Carapã pela MS-379
- Caarapó
- Juti
- Naviraí
- Acesso a Ivinhema e Nova Andradina pela MS-141
- Acesso ao distrito de Porto Caiuá pela MS-489/Intersecção com a BR-487
- Itaquiraí
- Eldorado
- Acesso a Amambai e Ponta Porã pela MS-295
- Japorã
- Mundo Novo
No Paraná
No estado do Paraná a rodovia passa por importantes cidades como Cascavel e Toledo. Trecho que está em fase de duplicação.- Guaíra
- Intersecção com a BR-272
- Mercedes
- Acesso a Pato Bragado
- Marechal Cândido Rondon
- Quatro Pontes
- Toledo
- Acesso a Palotina e Assis Chateaubriand pela PR-182 (A)
- Acesso a São Pedro do Iguaçu e Santa Helena pela PR-182 (B)
- Cascavel
- Intersecção com a BR-277 e BR-369
- Acesso a Foz do Iguaçu e Campo Mourão pela BR-369
- Acesso a Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba pela BR-277
- Santa Tereza do Oeste
- Lindoeste
- Santa Lúcia
- Acesso a Boa Vista da Aparecida pela PR-484
- Capitão Leônidas Marques
- Capanema
- Planalto
- Acesso a Realeza
- Pérola d'Oeste
- Pranchita
- Santo Antônio do Sudoeste
- Acesso a Ampere
- Bom Jesus do Sul
- Barracão
Em Santa Catarina
No estado de Santa Catarina a rodovia ganha o status de centro rodoviário escoador do Brasil, mais notadamente a partir de São Miguel do Oeste.- Guarujá do Sul
- São José do Cedro
- Acesso a Anchieta
- Guaraciaba
- São Miguel do Oeste
- Intersecção com a BR-282
- Descanso
- Acesso a Belmonte
- Iporã do Oeste
- Itapiranga
No Rio Grande do Sul
No estado do Rio Grande do Sul possui o menor trecho da BR-163 atendendo apenas três municípios. Único estado que esta rodovia não tem status centralizador.- Barra do Guarita
- Vista Gaúcha
- Tenente Portela - Ponto extremo sul
- Intersecção com a BR-472
- Acesso a Frederico Westphalen
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