terça-feira, 29 de agosto de 2017

Por isso que eu amo morar na roça!E adoraría morar na praia!A ciência prova!

Morar próximo à natureza faz bem a saúde

A natureza faz bem à saúde. Assim apontam diversas pesquisas científicas ligadas ao conceito de biofilia, que significa “amor à vida”. Recentemente o Centro Médico Universitário de Amsterdã indicam que as pessoas que vivem próximas de áreas verdes teriam aproximadamente 21% menos chances de desenvolver depressão.
Em outro estudo, da Universidade de Chiba no Japão, os pesquisadores compararam os efeitos de caminhadas em ambientes urbanos e naturais, usando os mesmos indivíduos. Além dos glóbulos brancos, foram analisados a quantidade de cortisol (um indicador de estresse), pressão sanguínea e batimentos cardíacos. Após dois dias de caminhada em uma floresta local, o resultado foi uma diminuição de 16% no cortisol, de 4% para batimentos cardíacos, de 2% para a pressão arterial, entre outros efeitos. Uma quantidade de células 23% maior em relação ao estado original foi mantida durante um mês após o retorno à vida urbana, demonstrando os benefícios duradouros à saúde, até mesmo em uma breve “fuga da cidade”.

Viver perto do mar faz bem à saúde, comprova pesquisa

Vida Sustentável

Redução instantânea do estresse e sensação de bem estar são os primeiros benefícios trazidos pelo mar.
16 de dezembro de 2016 • Atualizado às 12 : 00
Desde o século XVIII, médicos indicavam banhos de mar aos pacientes para o tratamento de várias doenças.
Uma pesquisa elaborada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, comprovou que o contato com o ambiente da praia reduz o estresse e estimula as pessoas a praticarem atividades físicas, trazendo benefícios à própria saúde. Por meio de experiências, os cientistas também descobriram que os moradores de cidades litorâneas têm uma saúde melhor e vivem por mais tempo.
O estudo apurou também que as pessoas têm até a sensação de serem mais saudáveis quando vão às praias, e, por isso, preferem viajar para o litoral nas férias. Além disso, a maioria dos participantes da pesquisa, realizada na Europa, se mostrou disposta a pagar mais caro por uma acomodação com vista para o mar quando visitam as cidades costeiras. De acordo com os pesquisadores, a menor parte das pessoas se importa com as ameaças encontradas no litoral, como problemas de saneamento básico, tempestades, tsunamis e outros fenômenos.
Os benefícios trazidos pelo mar não se restringem à população mais rica, que pode desfrutar de uma infraestrutura mais completa no litoral. Pelo contrário: de acordo com o estudo, as pessoas mais pobres assimilam um maior bem-estar quando estão em contato com a praia, e os efeitos são mais latentes ainda nas comunidades desfavorecidas social e economicamente, como os pescadores.
O estudo reúne uma série de dados e foi apresentado durante uma conferência sobre avanços científicos na Europa. Desde o século XVIII, médicos indicavam banhos de mar aos pacientes para o tratamento de várias doenças. Segundo o site Mother Nature Network, a equipe vem concentrando seus esforços para analisar os efeitos fisiológicos surtidos pelo contato com o litoral.
Redação CicloVivo Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia/viver-na-praia-faz-bem-para-a-saude-comprova-pesquisa/


 
  

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário